segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Polvo no forno


Adoro polvo e quando me deram esta receita tive logo que a experimentar. A primeira vez que a fiz foi em Viseu e a coisa não correu lá muito bem: o forno é muito velho e a gás e por isso demorou mais de 3 horas a ficar como deve ser. Além de que íamos pegando o fogo à cozinha quando um pouco do molho caiu e começou a arder. Este fim-de-semana resolvi repetir a receita, já no meu forno e correu como previsto. Por isso já sabem, se o vosso forno for a gás, tenham paciência e cuidado com o molho.

1 polvo com 2 kgs
2 folhas de louro
1 copo de azeite (2 dl)
1 copo de vinho branco (2 dl)
sal e pimenta

Coloque o polvo inteiro num tabuleiro de ir ao forno. Tempere com um pouco de sal (pouco) e pimenta. Junte o louro e regue com o azeite e o vinho.
Leve ao forno a 175º durante 1 hora ou até o polvo estar tenro.
Pode servir inteiro ou partido em pedaços.

Bom apetite!

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Tagliatelle com cogumelos


Nada melhor do que um jantar saboroso e rápido. E mais rápido do que isto não há.

250 gr de Tagliatelle fresco
300 gr de cogumelos frescos
100 gr de grana padano ralado
2 dentes de alho
azeite, sal e pimenta

Coloque uma panela com bastante água e sal ao lume. Quando levantar fervura coloque a massa. Numa frigideira coloque um fio de azeite e os alhos laminados. Deixe alourar um pouco e junte os cogumelos também laminados. Tempere com sal e pimenta.
Com a escumadeira vá retirando a massa para a frigideira. Acrescente um pouco da água de cozer a massa (por forma a criar uma molho cremoso). Adicione 2/3 do queijo ralado e misture.
Coloque numa travessa e polvilhe com o restante queijo.

Bom apetite!

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Angel Cake de Figos e Amêndoas


Quando vi esta receita na Saberes e Sabores não consegui resistir. Ainda por cima com figos e eu que tinha uns congelados (garanto-vos que ficaram excelentes: foram descascados e colocados inteiros numa caixa de plástico e congelados. Foi só deixá-los descongelar e ficaram como novos). O Angel Cake é um bolo que não leva nenhum tipo de gordura e é feito apenas com claras batidas em castelo.

Fiz assim:
4 claras
150 gr de açúcar em pó (usei 50 gr de açúcar em pó e 100 gr de frutose)
150 gr de amêndoa ralada
30 gr de maizena
1 colher sopa de fermento
10 figos
amêndoa laminada q.b.

Ligue o forno a 180º. Forre uma forma (22 cm) com papel vegetal. Parta os figos ao meio e coloque-os no fundo da forma com a parte de dentro virada para baixo. Preencha os espaços vazios com amêndoa laminada.
Bata as claras em castelo e quando estiverem com picos moles vá adicionando o açúcar aos poucos até ficarem bem firmes. Misture bem a amêndoa, a maizena e o fermento e adicione suavemente às claras.
Deite o preparado sobre os figos e leve ao forno durante aproximadamente 30/40 minutos. Desenforme enquanto estiver quente.

Bom apetite!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Muffins de Amoras


Cá está um uso para as minhas amoras. Uns Muffins pouco doces e muito saborosos.

Fiz assim:
300 gr. farinha
1 colher sopa fermento em pó
100 gr de amoras
100 gr. açúcar (usei açucar mascavado)
2 dl leite
2 ovos
50 gr. manteiga

Misture a farinha, o fermento e o açúcar. Adicione o leite misturado com os ovos levemente batidos e a manteiga. Bata até os ingredientes ficarem bem ligados. Misture, muito delicadamente, as amoras.
Deite a massa em forminhas, previamente untadas com margarina ou forradas com forminhas de papel. Leve a cozer em forno (180ºC) durante cerca de 30 minutos.

Bom apetite!

domingo, 20 de setembro de 2009

Pudim de Côco


Mais um pudim fácil de fazer. Esta receita veio de uma amiga do Funchal. Hoje foi uma das sobremesas e parece-me que todos gostaram. A outra sobremesa foi um Angel Cake com figos que será aqui colocada mais tarde.

2 latas de leite condensado (uso do magro)
6 ovos
200 gr de côco ralado
2 medidas da lata de leite de côco (se não tiver pode usar leite)

Misture o leite condensado com as gemas dos ovos, adicione o leite de côco e misture bem. Junte o côco ralado e por fim adicione as claras batidas em castelo.
Unte uma forma de pudim com caramelo. Deite o preparado na forma. Feche e leve a cozer em banho-maria por 30 minutos. Eu faço-o na panela de pressão, mas pode fazer no forno.

Bom apetite!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Frango com legumes e um toque de caril


Pode ter um aspecto um pouco estranho, mas garanto-vos que fica bastante saboroso.
E é um prato que não tem saber nenhum. Não há quantidades certas, não se suja muita louça e pode usar os ingredientes que quiser.

Uso:
Peito de frango
Cogumelos frescos (os de lata não dão)
Courgette
Cenoura
Alho francês
Soja
Cebola
Alho
Beringela
tomate

Parta todos os ingredientes em cubos.
Coloque um tacho ao lume, começe por refogar em azeite a cebola e o alho, depois adicione o tomate. Junte os cogumelos, depois as cenouras, a courgette, a beringela, o alho francês, a soja. Tempere com um pouco de caril, sal e pimenta. Tape e deixe cozinhar em lume brando.

Bom apetite!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Amoras


Amigas e Amigos,

Fui a Viseu este fim-de-semana e fomos apanhar amoras silvestres. Para além dos arranhões, picadas e mãos pintadas, consegui arrecadar uns 2 Kgs de amoras. Isto em 30 minutos, porque o calor era tanto que só se conseguiu sair do fresquinho da casa pelas 20h00 e, infelizmente, às 20h30 já o sol se estava a deitar.
Agora preciso da vossa ajuda.
Ideias?

Nota - Já estão congeladas!

Salada de Verão


Olho pela janela e lá fora está uma manhã feia. Primeiro dia de Setembro. O Verão quase no fim... e por isso aqui vai uma salada bem fresquinha, para ser saboreada num dia quente de Verão.

Para 4 pessoas:

1 pacote de Massa espiral
200 gr de salmão fumado
10 uvas
2 maças
2 tomates
2 pêras
1 limão
oregãos
sal e pimenta

Coza a massa al dente e deixe arrefecer por completo.
Corte as maças e as pêras em cubinhos e regue com o sumo do limão. Corte as uvas ao meio e retire as pevides. Corte o tomate em pedaços.
Adicione o salmão em pedaços médios. Junte a massa. Tempere com sal, pimenta e oregãos a gosto. Se gostar, adicione um pouco de maionese.


Bom apetite!