segunda-feira, 30 de março de 2009

Palmiers com Pistácios, Mel e Rum


Encontrei esta receita e resolvi experimentar, fazendo algumas alterações.

Usei:
1 placa de massa folhada congelada
150 de pistácios
1 colher sopa de mel
1 colher sopa de manteiga
2 colheres de sopa de rum
Açúcar amarelo
canela


Descongele a massa folhada à temperatura ambiente. Se for muito grossa estique-a um pouco com o rolo. Polvilhe com 1 colher de sopa de açúcar com canela.
Pique os pistácios na "123" e misture com a manteiga, o mel e o rum até fazer uma pasta.
Barre a massa folhada com esta pasta. Comece a enrolar a massa folhada numa das extremidades até chegar ao meio. Depois enrole a outra extremidade até chegar ao meio. Enrole em papel aderente e leve ao frigorífico por 15/20 minutos.
Retire a película aderente e corte em fatias com 1 cm aproximadamente. Forre um tabuleiro com papel vegetal e disponha as fatias. Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante 15 a 20 minutos.
Dilua um pouco de açúcar e canela com água e barre os palmiers nos últimos 5 minutos de cozedura. Quando estiverem douradinhos retire do forno e deixe arrefecer em cima de uma rede.

Bom apetite!

quinta-feira, 26 de março de 2009

Bifes com molho especial


Tal como tinha prometido, aqui está a receita dos bifes com Bovril. Fica um prato bastante guloso e por isso aconselho a ter muito pão à mão.

Usei para 4 pessoas:
Bifes da vazia (1 bife por pessoa)
1 pacote de natas
1 colher de sopa de Bovril
1/2 colher sopa de mostarda

Frite os bifes como habitualmente e ao seu gosto. Eu só os tempero com alho, cerca de 1 hora antes de os fritar, e só coloco o sal e a pimenta quando já estão na frigideira.
Retire os bifes da frigideira e no molho que sobrou misture as natas, a mostarda e o Bovril. Mexa até ficar homogéneo. Verifique o sabor e, se necessário, acrescente mais mostarda ou Bovril. Coloque os bifes novamente no molho e deixe estar por 2 minutos.


Bom apetite!

Nota: Descobri que o Bovril se pode comprar no Supermercado do El Corte Inglês

segunda-feira, 23 de março de 2009

Doce de Abóbora com Amêndoa


Cá está mais uma receita da minha mãe e que é um dos doces favoritos lá de casa.

1 Kg de abóbora sem casca e sem pevides
500 gr de açúcar
1 pau de canela
1 casca de limão (ou laranja)
250 gr de amêndoa

Parta a abóbora em bocados pequenos, coloque no tacho e cubra com o açúcar. Deixe repousar um pouco, a abóbora vai libertando um pouco de liquido. Entretanto pique a amêndoa até ficar bem fininha. Usei a "123". Coloque a canela e o limão na panela e leve ao lume (médio), mexendo de vez em quando. Quando começar a borbulhar junte a amêndoa. Deixe cozinhar cerca de 30/45 minutos, mexendo de vez em quando. Deixe arrefecer um pouco e retire o pau de canela e a casca de limão. Se preferir pode triturar o doce com a varinha mágica. Coloque em frascos para doce.

Bom apetite!

sexta-feira, 20 de março de 2009

Já chegou a Primavera!


Pois é, este ano o Equinócio ocorreu às 11h44m, do dia 20 de Março, ou seja, há poucos minutos. Este instante marca o início da Primavera no Hemisfério Norte. Esta estação prolonga-se por 92,79 dias até ao próximo Solstício que ocorre no dia 21 de Junho às 06h46m.

Adoro a Primavera!

Fonte: Observatório Astronómico de Lisboa

quarta-feira, 18 de março de 2009

Faltam 10 dias para que o mundo fique às escuras


1000 cidades, incluindo Lisboa, já aderiram e o número de países participantes duplicou relativamente a 2008.

Participe também!

Mais informações em http://www.earthhour.org/news/pt%3Apt

Arroz de Tamboril


Tinha uns lombos de Tamboril congelados e resolvi fazer este arroz pobre mas muito saboroso.

Usei:
4 lombos de Tamboril partidos em pedaços
1/2 lata de tomate em pedaços ou 2 tomates maduros
1 cebola
2 dentes de alho
1 chávena chá de arroz (carolino)
2 chávenas de chá de água
1 dl vinho branco
coentros, sal e pimenta

Pique a cebola e os alhos e leve a refogar. Quando estiver douradinha junte o tomate e o vinho branco. Deixei apurar um pouco. Acrescente os lombinhos de Tamboril e um molho de coentros (deixe um pouco para picar). Tape e deixe cozinhar por 5 minutos. Entretanto leve a água a ferver. Junte o arroz ao peixe e acrescente a água quente. Tempere a gosto e tape. Quando o arroz estiver cozido retire do lume, polvilhe com o resto dos coentros picados e sirva de imediato.

Bom apetite!

segunda-feira, 16 de março de 2009

Recebi um prémio!


Recebi um Prémio!!!!!! Não estava nada à espera, com o meu blog ainda tão recente.
Fico muito contente. Obrigada Petra&Ricardo!

Este prémio tem algumas regras:
1- Oferecer a blogs que considera merecedores deste prémio.
2- Deve exibir a imagem do selo do prémio no seu blog.
3- Avisar (por comentário) os blogs que indicou.

Começo por retribuir o prémio ao blog http://petraericardo.blogspot.com/

E depois, como é muito difícil ter que escolher apenas alguns blogs, opto por quebrar um pouco as regras e oferecer este prémio a todos os blogs de culinária que por aqui passem. Assim, espero não ofender ninguém e além disso, são todos merecedores de tal prémio.

Obrigada mais uma vez!

terça-feira, 10 de março de 2009

Massada de Bacalhau do Arlindo


O meu cunhado veio fazer o almoço no passado Sábado. Sabe tão bem quando cozinham para nós! Fez esta massada que ficou uma delícia. Obrigada Arlindo!

Usou:
4 postas de bacalhau
2 cebolas
3 tomates maduros
3 dentes de alho
1 pimento
1/2 malagueta
1 pacote de macarrão (500 gr)
Salsa, sal, pimenta e azeite e vinho branco

Leve o bacalhau a cozer. Assim que levantar fervura retire do lume mas não escorra. Deixe arrefecer um pouco na água e depois desfie.
Noutro tacho, refogue a cebola e os alhos num pouco de azeite, junte o tomate sem pele e sem sementes e o pimento e a malagueta. Junte um pouco de vinho branco. Deixe refogar. Depois junte 1/3 do bacalhau desfiado, o macarrão e cubra com a água da cozedura do bacalhau. Quando a massa estiver al dente junte o resto do bacalhau e a salsa (ou coentros) picada.

Bom apetite!

segunda-feira, 9 de março de 2009

Registo Nacional de Controlo do Peso


O meu querido amigo Paulo pediu ajuda para divulgar a 2ª fase de inscrições para o Registo Nacional de Controlo do Peso.

O Registo Nacional de Controlo do Peso é um estudo da Faculdade de Motricidade Humana, de âmbito nacional, de participação voluntária e que conta com o apoio da Direcção Geral da Saúde – Plataforma Contra a Obesidade.
Encarar pela positiva o excesso do peso e a obesidade é um dos propósitos do RNCP, através dos olhos de quem tem sucesso na perda e manutenção do peso perdido.

Um elevado número de pessoas (mais de 340) mostaram interesse em participar no RNCP, nestes primeiros dez meses. Mais de 80 confirmaram essa intenção e iniciaram o processo de avaliação.

Os primeiros dados indicam que:

67% são mulheres
O peso médio perdido foi de 19,6kg
A duração média de manutenção do peso perdido é de 35 meses.

AJUDE A DIVULGAR:
Se tem mais de 18 anos de idade e perdeu, pelo menos, 5kg do seu peso corporal nos últimos 15 anos e conseguiu manter o peso perdido pelo menos por 1 ano, poderá estar em condições de participar neste estudo. Se for o seu caso e caso ainda não tenha aderido como participante, aqui fica o convite.
Visite o website do estudo, www.registodopeso.net, onde encontra informação mais completa sobre o RNCP, e faça o seu pré-registo hoje mesmo.

Mas a sua colaboração pode ir mais longe:
Ajude-nos a divulgar o Registo Nacional de Controlo do Peso, fazendo chegar esta informação a todas as pessoas que conheça e que possam enquadrar-se no perfil acima referido.

Com a sua ajuda, podemos ajudar muitos mais portugueses a transformar as suas tentativas de perda e manutenção de peso em casos de sucesso.

Obrigado.

domingo, 8 de março de 2009

Salmão com Funcho


O funcho é um vegetal que combina muito bem com peixe.

Usei:
3 postas de salmão
1 bolbo de funcho com rama
1 dente de alho
azeite
sal e pimenta

Separe a rama do funcho e reserve. Corte o bolbo em lâminas finas e coloque num tabuleiro de ir ao forno, previamente barrado com um pouco de azeite. Por cima coloque as postas de salmão e tempere a gosto, no fim polvilhe com com a rama do funcho picada. Regue com azeite e um pouco de vinho branco.
Leve ao forno até o salmão estar douradinho.

Bom apetite!

sábado, 7 de março de 2009

Gengibre em Calda


Quando vi o Jamie Oliver fazer esta receita fiquei muito curiosa não com a receita em si mas com o Gengibre em Calda que ele usou. Sei que se pode comprar em algumas lojas de Gourmet, mas resolvi pesquisar e ser eu a fazer. O resultado foi este. Por enquanto ainda não lhe dei uso, está guardado no frigorífico, a "apurar".

150 gr de Raiz de Gengibre
120 gr de açúcar
235 ml de água

Leve uma panela com água ao lume. Quando estiver a ferver coloque o gengibre já descascado e cortado em fatias finas ou em cubinhos. Deixe estar por 10 segundos. Escorra, coloque nova água na panela e repita o processo 3 vezes.
Depois coloque o açúcar e a água numa panela e deixe levantar fervura. Junte o gengibre escorrido e deixe ferver por 25 minutos. Retire do lume, deixe arrefecer um pouco, coloque num frasco de vidro e guarde no frigorífico. Dura até 6 meses.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Bolo 3 leites

Já tinha visto esta receita no Everyday Food e no Carpem Diem e tinha que a experimentar. Pessoalmente, e sou bastante gulosa, acho que fica um pouco enjoativo, muito doce. Se voltar a fazer terei que usar menos açúcar, menos leite condensado e colocar limão para cortar um pouco o doce.

Usei:
6 ovos
1 chávena de chá de açúcar (+- 150 gr)
1 chávena de chá de farinha (+- 100 gr)
1 colher de chá de fermento em pó

Bata as gemas com o açúcar até ficar uma massa esbranquiçada. Junte as claras batidas em castelo e envolva suavemente. Acrescente a farinha e o fermento previamente peneirados e envolva. Coloque numa forma untada com manteiga e farinha e leve ao forno a 175º durante 35 minutos.

Entretanto prepare a calda: Junte 2/3 de leite condensado (usei magro), 2/3 de leite evaporado, 30 cl de leite (usei magro). Misture.

Quando o bolo estiver cozido, deixe arrefecer um pouco, retire para um prato, pique-o com um palito e molhe-o com a calda. Cubra com papel aderente e deixe descansar durante umas horas, até o molho estar completamente absorvido.

Bom apetite!

quarta-feira, 4 de março de 2009

Creme de Abóbora com Laranja


Uma mistura interessante de sabores! A inspiração veio daqui, mas fiz algumas alterações

Usei:
2/3 de uma abóbora manteiga
1 courgette
1 cebola
1 laranja grande (raspa e sumo)
1/2 L de água
2 colheres sopa de azeite
sal e pimenta


Refogue um pouco a cebola no azeite. Junte a courgette e a abóbora partida em bocados, a água e tempere com sal e pimenta. Leve a cozer até a abóbora começar a desfazer-se. Cozi na panela de pressão e demorou 10 minutos. Entretanto raspe e esprema a laranja e reserve. Retire a panela do lume, acrescente o sumo e a raspa da laranja e triture com a varinha mágica. Se achar que está muito grossa acrescente água quente.

Bom apetite!

terça-feira, 3 de março de 2009

Perca com azeite aromatizado


A "estrela" deste post não é a perca, mas sim o azeite. Tenho a sorte de nunca comprar azeite, pois recebo sempre uns garrafões daquele azeite puro de Viseu.
Resolvi fazer algumas experiências e o primeiro teste foi este azeite com alho e alecrim.
Juntei 2 dentes de alho inteiros e um pouco de alecrim fresco. Fechei e coloquei num local escuro durante 2 semanas. Quando ontem abri a garrafa, o cheiro era impressionante!
E assim acompanhei este azeite com umas postas de perca grelhadas e uns legumes cozidos.

Bom apetite!

Prendinhas...


Os nossos amigos de Àfrica do Sul estão em Portugal e trouxeram-me umas prendinhas:
O maravilhoso chutney, desta vez em versão gigante a dobrar e o fantástico Bovril. Prometo que brevemente farei os meus bifes com molho de bovril.
E ainda tive direito a Pimenta Rosa e Sementes de Papoila, resultantes da escala em Paris.
Obrigada Nick e Abby!

segunda-feira, 2 de março de 2009

Crumble de Morangos e Banana


Adoramos esta sobremesa, com qualquer tipo de fruta, e por isso cá vai mais uma receita.

Usei:
100 gr de açúcar
100 gr de manteiga
150 gr farinha
Morangos
bananas

Misture o açúcar, a farinha e a manteiga (temperatura ambiente) até obter uma massa esfarelada. Se necessário, acrescente mais farinha ou açúcar.
Barre um pirex com manteiga. Corte as bananas e os morangos em rodelas e coloque no pirex. Fiz a primeira camada de banana e a outra de morangos.
Cubra com a massa e leve ao forno quente até ficar bem douradinho.

Bom apetite!