Angel Cake de Figos e Amêndoas


Quando vi esta receita na Saberes e Sabores não consegui resistir. Ainda por cima com figos e eu que tinha uns congelados (garanto-vos que ficaram excelentes: foram descascados e colocados inteiros numa caixa de plástico e congelados. Foi só deixá-los descongelar e ficaram como novos). O Angel Cake é um bolo que não leva nenhum tipo de gordura e é feito apenas com claras batidas em castelo.

Fiz assim:
4 claras
150 gr de açúcar em pó (usei 50 gr de açúcar em pó e 100 gr de frutose)
150 gr de amêndoa ralada
30 gr de maizena
1 colher sopa de fermento
10 figos
amêndoa laminada q.b.

Ligue o forno a 180º. Forre uma forma (22 cm) com papel vegetal. Parta os figos ao meio e coloque-os no fundo da forma com a parte de dentro virada para baixo. Preencha os espaços vazios com amêndoa laminada.
Bata as claras em castelo e quando estiverem com picos moles vá adicionando o açúcar aos poucos até ficarem bem firmes. Misture bem a amêndoa, a maizena e o fermento e adicione suavemente às claras.
Deite o preparado sobre os figos e leve ao forno durante aproximadamente 30/40 minutos. Desenforme enquanto estiver quente.

Bom apetite!

Comentários

Isabel (pipoka) disse…
Alexandra,

Também fiquei de olho nessa receita da Saberes e Sabores, não fosse eu totalmente fã de figos (o seu está mais bonito do que o da revista ;-)).

Obrigada pela dica de congelação, tenho ainda uma meia dúzia de figos no frigorífico e acho que os vou congelar.
Susana Almeida disse…
Já anotei para experimentar com o novo carregamento de figos da minha figueira!
bjs
moranguita disse…
hum bem bonito que esta.

nunca fiz bolo com figos:-)
Susana Almeida disse…
Já experimentei e adorei!!! Publiquei as fotos hoje!
bjs