segunda-feira, 4 de maio de 2009

Pastéis de Massa tenra


Resolvi fazer uma experiência com uns bifes extra-duros, comprados propositadamente. Um amigo falou-me sobre a papaína e quis ver até que ponto funcionava.


Na culinária, a papaína é usada para amaciar a carne. Encontrei à venda no supermercado e resolvi experimentar.
Realmente os bifes ficaram mais macios e resolvi fazer uns pastéis de massa tenra. A receita da massa retirei da revista "Saberes e Sabores".






Fiz assim:

Recheio:

6 bifes
3 cenouras
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro,
sal e pimenta q.b.
vinho branco
azeite
Papaína

Polvilhe a carne com a papaína e deixe repousar 15 minutos. Depois coloque a cebola cortada em rodelas, as cenouras em quartos, a folha de louro, os alhos picados. Tempere com pimenta e regue com vinho branco.
Cubra com papel aderente e deixe repousar umas horas ou de um dia para o outro.
Coloque azeite num tacho, deixe aquecer um pouco e junte a carne. Quando a carne estiver lourinha, acrescente a marinada. Acrescentei só um pouco de sal visto que o preparado de papaína já ter sal.
Tape e deixe cozinhar em lume brando durante 30 minutos.
Deixe arrefecer, coe parte do molho e pique tudo na 123. Reserve.

Massa:

250 gr de farinha
2 colheres de sopa de óleo
1,5 dl de água
sal

Peneire a farinha para dentro de uma tijela e abra um buraco no meio. Junte o óleo e a água morna. Tempere com um pouco de sal.
Misture tudo e molde em forma de bola. Cubra com uma tijela previamente escaldada em água a ferver. Deixe descansar cerca de 30 minutos.
Estenda a massa bem fina, com ajuda de um rolo da massa e farinha. Distribua o recheio sobre a massa com uma colher de sobremesa. Dobre a massa sobre o recheio, apertando bem para ficar sem ar e corte os pastéis em meia lua com um utensílio próprio ou com uma tigela pequena.

Fritura:
Deite o óleo numa frigideira e leve a aquecer.
Para evitar que os fritos rebentem o óleo deverá estar bem quente e a quantidade de peças a fritar não deve ultrapassar as 3 unidades.
Para que a massa dos pastéis empole vá deitando colheradas de óleo quente enquanto fritam.

Bom apetite!

3 comentários:

Sónia Alexandra disse...

Que ricos pasteizinhos...costumo fazer rissois, mas pasteis destes ainda não fiz...mas vou experimentar. jinhosssssssssss

Isabel Pisoeiro disse...

Esses pasteis devem estar uma maravilha! Com esse recheio, só pode! :P

Anónimo disse...

Que delícia, vou experimentar