Bolo Rei


Estes são 4 dos 9 Bolos Rei que fizemos este Natal. Dá trabalho mas compensa e sempre são umas prendas diferentes.

A receita para um (ou dois) Bolo Rei é a seguinte:

750 gr de farinha
30 gr de fermento de padeiro
150 gr de manteiga
150 gr de açúcar
150 gr de frutas cristalizadas
150 gr de frutas secas
4 ovos
1 limão
1 laranja
1 dl vinho do Porto (branco)
1 colher café de sal grosso

Picam-se as frutas cristalizadas e secas e põem-se a macerar com o vinho do Porto.
Dissolve-se o fermento em 1 dl de água morna e junta-se uma chávena de farinha (tirada das 750 gr). Mistura-se e deixa-se levedar em local morno durante 15 minutos.
Bate-se a manteiga, o açúcar e a raspa do limão e da laranja. Juntam-se os ovos, um a um, batendo bem. Junta-se a mistura do fermento. Quando estiver tudo bem ligado adiciona-se a restante farinha peneirada com o sal. Bate-se muito bem a massa até ficar macia e elástica. Misturam-se as frutas. Amassa novamente e molda em forma de bola. Polvilha-se com farinha, tapa-se com um cobertor. Fica a levedar em ambiente morno durante 5 horas (eu deixo ficar a noite inteira junto ao aquecimento).
Agora que a massa já levedou, mexe-se e molda-se novamente em bola. Coloque uma folha de papel vegetal num tabuleiro e coloque lá a bola. Faça um buraco no meio e deixe levedar 30 minutos. Pincela-se o bolo com ovo batido e enfeita-se com frutas cristalizadas e secas. Leve ao forno (180º) por cerca de 25 a 30 minutos. Depois de cozido pincela-se com geleia diluída com um pouco de água quente.

Bom apetite!

Comentários

Filipa disse…
Só tive pena de não ser uma das 9 contempladas desta pequena maravilha. Mas provei, já não é mau! ahahha! Muito, muito, muito bom! E vocês fazem isto maravilhosamente bem.

Beijinhos!